Festa de Aventura 
  corner   



Lar, doce lar...


Anteriormente em "Festa de aventura"


Emaiu!


Livro de Visitantes (pode deixar sua mensagem aqui)




Zoonecrofilia exibicionista.


Niterói é aqui.


O crime não tira férias!.


A comida dos deuses...


Dias de Nietzsche em Pindamonhangaba


Polio


Nem tão incríveis...


Blue is beautiful


Mira, sin las manos!!


Porom junta-se à  festa.

 

quarta-feira, maio 17, 2006

 
Da lógica e da revista:




Imagino que todos essa semana tenham ouvido da conta de Lula no exterior, denúncia publicada pela Veja.

O que interessa para esse post é o quadradinho publicado... o que afirmava que a revista realizou vários exames do material e não conseguiu estabelecer a veracidade ou falsidade do mesmo.



Interessante tal afirmação, visto que classicamente falso/verdadeiro são um sistema de lógica bivalente - ou seja, na qual uma qualidade exclui a outra. Ou é verdadeiro ou não é... e não ser verdadeiro é ser falso. Esta percepção das características de falso/verdadeiro implica na lógica da prova - se não há provas suficientes da veracidade de um documento contestado, ele é falso.

Ora, a Veja estabeleceu uma situação diversa - o documento possui simultaneamente uma falsidade dúbia e uma veracidade dúbia - ou seja, é como se fosse falso e verdadeiro ao mesmo tempo - o que negaria a proposição da bivalência dessa característica.

O que temos, então, é um aproximar de uma lógica difusa - ou fuzzy logic, para a nossa amiga Marina - na qual as qualidades não são necessariamente auto excludentes, mas estão em um sistema de gradações entre um extremo e outro. Por exemplo - as qualidades de quente e frio possuiriam um gradiente de possibilidades entre um e outro - quente, menos quente, menos quente um tanto, o menos quente possível antes de ser frio, frio; que seriam equivalentes a quente, o menos frio possível antes de ser quente, menos frio um tanto, menos frio, frio.

Assim, quando a Veja estabeleceu uma gradação entre verdadeiro e falso - um documento possuiria graus de verdade e de falsidade - ela se firmou como uma boa revista pós-moderna, desafiando a lógica euclidiana, o pensar do terceiro excluído, da bivalência, demonstrando um mundo de gradações, de tons de cinza.




Ou não.



sexta-feira, maio 05, 2006

 
Uma noite american express card...



Clique





This page is powered by Blogger.
Weblog Commenting by HaloScan.com


Site Meter